Toxina Botulínica

A toxina botulínica é um medicamento que já vem sendo utilizado há mais de 15 anos em todo o mundo, tendo sua segurança e eficácia comprovados no tratamento e prevenção de rugas de expressão.

Como age a Toxina Botulínica?

A toxina botulínica tem o efeito de paralizar a musculatura da mímica facial, principal responsável pelo aparecimento das rugas de expressão ao redor dos olhos (pés de galinha), região da testa (rugas frontais) e na região entre os olhos (rugas glabelares).

Por que o efeito se perde com o passar dos meses?
Após o uso da toxina, o organismo forma anticorpos que agem degradando o medicamento lentamente. O efeito geralmente dura de 4 a 6 meses, mas os efeitos em relação à atenuação de rugas pode durar mais. Reaplicações podem ser feitas anualmente ou a cada seis meses e os resultados são estáveis após cada nova aplicação.

Cuidados após a aplicação
Deve-se evitar a massagem do rosto e a atividade física por 3 horas após a aplicação, além de não deitar-se por 4 horas, para evitar que o medicamento saia dos locais onde foi aplicado.

Como é a recuperação?
Ocasionalmente podem ocorrer equimoses em algum ponto de aplicação, mas geralmente o procedimento, que é realizado em consultório, tem uma recuperação rápida. Os efeitos da toxina aparecem após 24-48 horas da aplicação.