Rinoplastia (correção das deformidades do nariz)

Por ter estrutura complexa, o nariz apresenta uma grande variação entre raças e indivíduos. A rinoplastia é voltada para a correção das desproporções do nariz, tornando-o mais harmonioso com o restante da face e assim aprimorando a estética facial.

A cirurgia plástica do nariz pode ser associada com cirurgias que visem a correção da função respiratória, como a septoplastia, por exemplo, em pacientes que tenham dificuldades respiratórias.

Qual o objetivo da rinoplastia?
O objetivo principal da rinoplastia é a melhora da harmonia facial pela correção de alterações estéticas do nariz, preservando a característica de raça de cada indivíduo.

A cirurgia é bastante procurada, tanto por mulheres como por homens, nos quais o objetivo, além da naturalidade do resultado, é manter a masculinidade da face.

Muitos fatores devem ser avaliados na programação de uma rinoplastia estética, como sexo, raça, altura, tamanho da face, tamanho do nariz em relação à face, comprimento dos lábios, altura nasal, ângulos (entre o nariz e o lábio e entre o nariz e a testa), presença ou não de desvios, largura do nariz e abertura das narinas, espessura da pele (grossa ou fina), definição e projeção da ponta, presença ou não de giba, tanto óssea como cartilaginosa, entre outros.

A espessura da pele é um dado importantíssimo, pois ela é que vai cobrir tudo o que vai ser feito durante a cirurgia. Nariz de pele grossa deve ter sua ponta melhor definida internamente, a fim de poder realmente mostrar o resultado quando desinchar.

A rinoplastia estética pode incluir somente a correção da ponta nasal, ou outros passos, como ressecção de giba óssea e cartilaginosa (dorso nasal), fratura dos ossos nasais, ressecção de asa nasal, enxertos de cartilagem, entre outros, conforme a necessidade de cada paciente.

Como é o pós operatório da rinoplastia?
No pós operatório utiliza –se um curativo de fixação por um período de 1  a 2 semanas.  Os curativos também são variáveis, dependendo da necessidade: aderência da pele descolada, fixação das fraturas, etc.

O retorno às atividades diárias é recomendado após a retirada completa dos curativos. Exercícios físicos de contato são liberados após 1 mês.

O resultado da rinoplastia já pode ser observado imediatamente após a cirurgia, no entanto em casos de mudanças leves, o resultado será mais evidente conforme a diminuição do edema (inchaço), que ocorre dentro do primeiro mês. O resultado definitivo é esperado após 8 meses a 1 ano, quando a cicatrização se completa.