Lipoaspiração / Lipoescultura

A lipoaspiração tem o objetivo de reduzir a gordura localizada, melhorando o contorno corporal. Não corresponde a um tratamento da obesidade- Desse modo, o melhor candidato para lipoaspiração é aquele paciente que se encontra próximo ao seu peso ideal e possui áreas de gordura localizada.

Qual o limite?
Considerando exames pré-operatórios normais, o volume que pode ser retirado na lipoaspiração/ lipoescultura varia entre 5% a 7% do peso, dependendo da técnica utilizada. Esse volume é reduzido em caso de cirurgias associadas. Não se aconselha lipoaspirar mais que 40 % da superfície corpórea no mesmo procedimento.

Lipoaspiração ou Lipoescultura?
A gordura que é retirada na lipoaspiração pode ser utilizada para melhorar o contorno corporal, sendo possível preencher regiões como nádegas, depressões, sulcos na face, etc. Essa é diferença entre lipoaspiração e lipoescultura. Na lipoaspiração a gordura retirada é desprezada, equanto na lipoescultura a gordura retirada e colocada em outra parte do corpo.

A gordura enxertada é absorvida com o passar do tempo.

Qual tipo de anestesia?
A cirurgia pode ser realizada com anestesia local, local com sedação, peridural com sedação e geral, dependendo da região que será operada e do volume aspirado.

O que acontece após a cirurgia?
A maioria dos pacientes permanece internado de 12 a 24 hs, dependendo da quantidade de gordura removida.

Dependendo do porte cirúrgico e da presença de cirurgias associadas, após 48 horas a 5 dias estão liberadas as atividades do dia a dia.

O resultado definitivo é observado por volta de 6 meses após a cirurgia, muito embora, com três a quatro semanas já é possível observar uma melhora do contorno corporal.

Como cuidado pós operatório é recomendado a utilização de malhas compressivas por 4 a 8 semanas e a realização de drenagem linfática para agilizar a recuperação da lipoaspiração e, principalmente, evitar a formação de fibroses.